(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Calculo do Custo de Compra [CMV] e do Custo Médio do produto pelos valores informados na nota fiscal de compra Revisada

Postado em: 29/11/2013 - 19:10

O CMV (Custo da Mercadoria Vendida) de um produto é calculado a cada compra conforme parâmetros informados no cadastro do produto e as condições da operação de compra;

A dinâmica do movimento comercial do dia a dia pode provocar distorção nos valores de custo médio, e por isso ao final de um período, para fazer o fechamento contábil/fiscal da movimentação mensal, o processamento de [RECALCULO DO CUSTO MEDIO] deve ser realizado para apuração dos valores de custos conforme evolução da movimentação da ficha kardex, as entradas primeiro e depois as saídas.

O processamento de [FECHAR MES] deve ser executado após consolidar a movimentação e ter recalculado o custo. Caso no quadro de aviso do fechamento (branco) aparece algum código de produto deve-se fazer o processamento de [GERAR POSIÇÃO SALDO ESTOQUE] conforme os produtos listados no quadro, ou para somente com o parâmetro de somente os inexistentes como sim [S]. Após este processamento voltar a fazer o processamento de fechamento de mês, sucessivamente, ate não ocorrer nenhuma situação no quadro branco.

O processamento de [INTEGRAR SALDO] deve ser executado após o fechamento mensal sem nenhuma ocorrência no quadro branco.

O relatório de inventário pode ser emitido conforme parâmetros, sendo que o saldo final do mês anterior e o saldo inicial do próximo mês.
 
Os valores de custos calculados na entrada da nota fiscal de compra utiliza os valores destacados em nota fiscal e informados nos respectivos campos de [calculo do imposto], e os valores de PIS e COFINS que não estão destacados na nota não entram no calculo do custo, e que os valores envolvidos no processo de importação que compõem o valor unitário do produto já vem incluso no valor do produto que é informado na nota fiscal.

A rotina para conferencia de valores deve ser pelo sistema Kardex. Utilizar a opção [CONSULTAR MOVIMENTO NO KARDEX] para verificar a evolução dos valores de custo médio, e para checar os valores utilizados para o calculo do custo deve utilizar a opção [CONSULTAR CUSTO / VENDA] na pasta "amarela" verificar o histórico das notas de entradas, e somente as notas com CFOP parametrizado como compras é que faz o calculo do custo dos produtos;

Após gerar o Inventario executar o processamento de [ALTERAR SITUAÇÃO] o de "travar" os registros e o período fechado para não ocorrer mais lançamentos no período.

 

Palavras-chave: CSESB058, 581, Kardex, Estoque, Produtos, Contábil, Fiscal, Fechamento, Mensal, Calculo do Custo, Custo de Compra, CMV, Custo Médio, nota fiscal de compra.