(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Como Ativar o equipamento SAT e habilitar no SEFAZ e no sistema SGECS para emitir NFCe Revisada

Escrito por Claudio Costa - Postado em: 08/07/2020 - 18:50

Ativação do equipamento SAT:  

Procedimentos para ativar o equipamento SAT para emitir NFCe pelo sistema ERP SGECS.

 

Gerar Código de Vinculo entre o CNPJ Emitente da NFC-e e o CNPJ da Empresa de Software:

Antes de iniciar a emissão das notas fiscais através do equipamento SAT é necessário efetuar a geração do código de vinculo entre o contribuinte e a software house.

Para fazer este procedimento é necessário que a empresa emitente da NFCe envie para o e-mail suporte@cisinformatica.com.br o CNPJ do estabelecimento comercial para ser gerado o código de vinculação criptografado e assinado digitalmente.

A software house gera o código através do software aplicativo da SEFAZ ou do software aplicativo do fabricante do equipamento SAT.

Digite o CNPJ do estabelecimento comercial que vai emitir a NFCe e o CNPJ da Software House desenvolvedora do Aplicativo Comercial (AC), selecione o certificado digital, clicar no botão gerar o código criptografado, copiar e enviar o código ao estabelecimento comercial (gravar em arquivo texto, sem formatação, e enviar o arquivo compactado).

 

Vincular o Equipamento SAT: 

Iniciar acessando o site https://satsp.fazenda.sp.gov.br/COMSAT  da SEFAZ para vincular o equipamento.

Selecione a opção Contribuinte.

Selecione um certificado digital ou a opção usuário e senha.

Acesse o menu Equipamento e a opção Ações e Vincular Equipamento SAT.

Digite o número de série do equipamento, clique no botão [+] , caso tenha vários equipamentos, preencha um a um com seus respectivos números de série, sucessivamente.

Após preencher todos os números de série, informe o e-mail para receber a informação de confirmação do vínculo.

Selecione qual opção “Aceito os termos” no final da página e clique em Enviar, depois clique em SIM para confirmar as informações  preenchidas.

Se o procedimento foi realizado com sucesso o equipamento SAT esta vinculado, e pode instalar o equipamento no computador.

 

Instalação do equipamento SAT:

Siga o manual do fabricante do seu equipamento SAT para instala-lo na sua rede ou no computador que vai emitir a NFCe.

 

Ativação e Associação do equipamento SAT ao Contribuinte e a Software House:

Faça a ativação criando o codigo de ativação conforme o manual do fabricante. Normalmente, este código é formado de 8 a 32 caracteres entre letras e números.

Depois de fazer o procedimento de ativação, tem que fazer a associação do equipamento com o CNPJ da Software House e do Contribuinte, informando o código de Vinculação gerado pela software house. 

Vinculação do CNPJ do Emitente da NFCe com o CNPJ da Empresa de Software:

Ao receber o código de vinculação é necessário acessar o link https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/Sobre.aspx ou direto no link https://satsp.fazenda.sp.gov.br/COMSAT para fazer a vinculação com o equipamento SAT.

A vinculação pode ser realizada pelo Contribuinte ou Software House

Acessar com o respectivo login e a senha de acesso do CNPJ da empresa. 

Acesse o menu Tratamento e a opção Validar Código de Vinculação.

Se o login for com o CNPJ da Software House o numero 19.339.901/0001-30 é exibido automaticamente, e o campo CNPJ do Contribuinte deve ser preenchido, e no campo Código de Vinculação coloque o código gerado. 

Clique em Validar e o código de Vinculação é validado com sucesso.

 

O procedimento realizado pelo contribuinte acessando o link www.fazenda.sp.gov.br/sat/sistema_retaguarda/contrib-contab-desenv.asp e informando o código gerado pela software house. 

Selecione a opção Contribuinte.

Acessar com o respectivo login e a senha de acesso da empresa. 

Acesse o menu Tratamento e a opção Validar Código de Vinculação.

O campo CNPJ do Contribuinte sera exibido automaticamente e preencher com o campo CNPJ 19.339.901/0001-30 da Software House, e no campo Código de Vinculação coloque o código enviado no e-mail. 

Clique em Validar e o código de Vinculação é validado com sucesso.

 

Credenciamento para a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFCe

Para autorizar a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica deve acessar o link: http://www.nfce.fazenda.sp.gov.br/NFCePortal/

Selecionar em Credenciamento - com validade jurídica.

O acesso será com o seu certificado digital da empresa contribuinte.

Selecione a empresa e clique no botão destacado para liberar o cadastramento dos dados do responsável, e após o preenchimento clique em solicitar credenciamento.

Volte ao link http://www.nfce.fazenda.sp.gov.br/NFCePortal/ e selecione Gerenciar cod. de Segurança - com validade jurídica.

O acesso será via certificado digital.

Agora clique em Novo cód de segurança.

 

Liberação no sistema ERP SGECS do cód. de segurança 

Enviar os dados por e-mail para suporte@cisinformatica.com.br para ser implementado no sistema.

 

Palavras-chave: C&S, CISTI, SGECS, ERP, CSEMO002, SAT, equipamento, ativar, ativação, associar, associação, vincular, vinculação, credenciar, credenciamento, liberar, liberação, emitir nota, NFCe, nota fiscal, faturamento, nota a consumidor, ECF, nota sem CPF, nota com CPF, .

Cargos Contador / Análise de dados contábeis , Aux Escrita Fiscal / Fiscal, Coordenador de Faturamento / Faturamento, Analista de TI / Tecnologia.