(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Como configurar CFOP para natureza de operação de venda para entrega futura

Escrito por Claudio Costa - Postado em: 24/09/2020 - 11:32

Como configurar CFOP para natureza de operação de venda para entrega futura

  • Entrar no Sistema EMPRESA.
  • Selecionar na barra a opção TABELAS  e no painel selecionar a opção TABELA DE NATUREZA DE OPERAÇÃO (CFOP)

 

Para entrega futura da Mercadoria:

Conforme prevê o caput do artigo 248 do RICMS/DF, na venda para entrega futura deverá ser emitida nota fiscal, sem o destaque do ICMS, para o simples faturamento da mercadoria comercializada.

Portanto, a nota fiscal de simples faturamento será apenas para fins de firmar a operação sem que haja a efetiva circulação de mercadoria.

A nota fiscal emitida para o simples faturamento da mercadoria deverá conter as seguintes indicações.

a) natureza da operação: "Simples Faturamento - Venda para entrega futura";

b) CFOP: 5.922 (operação interna) ou 6.922 (operação interestadual);

c) CST: X41 (Não tributada) pelos contribuintes do Regime normal;

d) CSOSN: X900 (Outros) pelos contribuintes optantes pelo Simples Nacional;

e) no campo “informações complementares”, poderá ser indicado o prazo de entrega da mercadoria, caso acertado com o comprador.

Exemplo de configuração:

 

 

Para entrega efetiva da Mercadoria: 

Conforme previsto no artigo 84, inciso I, do RICMS/DF, a nota fiscal deverá ser emitida sempre que ocorrer a circulação de mercadorias. Neste contexto, observa-se as disposições dos tópicos a seguir parta emissão da nota fiscal da entrega efetiva da mercadoria.

Na entrega efetiva da mercadoria, será emitida a nota fiscal por ocasião da saída global ou parcial das mercadorias, conforme previsto nos §§ 2° a do artigo 248 do RICMS/DF, devendo conter as seguintes indicações:

a) natureza da operação: "Venda de mercadoria originada de encomenda para entrega futura";

b) CFOP: 5.116/6.116 (Venda de produção do estabelecimento originada de encomenda para entrega futura) ou 5.117/6.117 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura);

c) o destaque do ICMS, quando devido;

d) CST X00 (tributado integralmente), se o imposto for devido. Neste caso, utiliza-se o CST aplicável a operação de acordo com a tributação prevista para a mercadoria;

e) CSOSN: X101 (Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito) ou X102 (Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito), conforme o caso. Neste caso, também deve ser utilizado o CSOSN aplicável a operação de acordo com a tributação prevista para a mercadoria;

f) no campo de “informações complementares” indicar o número de ordem, a série, a data e o valor da operação da nota fiscal relativa ao simples faturamento.

Neste caso observe a situação dos itens:

b) CFOP: 5.117 ou 6.117 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura);

O CFOP X.117 deve ser utilizado caso a empresa emitente da nota venda mercadoria adquirida de terceiros, e  X.116 se for fabricante do produto.

d) CST X00 (tributado integralmente), se o imposto for devido. Neste caso, utiliza-se o CST aplicável a operação de acordo com a tributação prevista para a mercadoria;

Onde, X é a origem da mercadoria, e 00 é tributado integralmente;

Exemplo de configuração:

 

Palavras-chave: C&S, CISTI, CIS APOIO, SGECS, ERP, CSEMO017, Configurar CFOP, natureza de operação, venda para entrega futura, efetiva entrega, faturamento, nota fiscal, .

Cargos Aux Escrita Fiscal / Fiscal, Contador / Análise de dados contábeis , Faturista / Emissão de Notas Fiscais, Coordenador de Faturamento / Faturamento, Estoquista / Deposito , Estoquista / Recebimento de Produtos.