(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Como configurar forma de pagamento para baixa automatica e venda a vista

Postado em: 29/11/2013 - 19:20

A configuração das formas de pagamento para baixa automática dos títiulos no momento da venda e para considerar a venda como a vista para não controlar o credito do cliente, caso esta condição esteja ativa no sistema.

Os exemplos abaixo ilustram situações de configuração padrão:

Na forma de pagamento a Vista em Dinheiro os parâmetros de "Baixa Automatica" e "A Vista" devem ser marcados.

Na forma de pagamento Cartão de Debito Automático os parâmetros de "Baixa Automatica" e "A Vista" devem ser marcados por que o dinheiro esta no banco (com o comprovante de pagamento da maquina).

Na forma de pagamento Cheque a Vista ou Pré-Datado os parâmetros de "Baixa Automatica" e "A Vista" não devem ser marcados. Somente se for cliente 100% seguro que vai pagar.

Estas formas de pagamento e outros com a mesma configuração indicam que a venda será tratada como a Vista e não leva em consideração se o cliente tem credito, e a baixa automática no momento da venda liquida os títulos a receber (são casos em que se tiver que cancelar a nota tem que entrar no contas a receber e re-abrir os títulos).
 

Na forma de pagamento Contra Apresentação X Dias ou Cobrança Bancaria devem ter os parâmetros de "Baixa Automática" desmarcado e "A Vista" desmarcado. Esta configuração significa que não vai ocorrer a baixa do titulo no momento da venda e será tomado o credito do cliente.

Na forma de Pagamento Cartão de Credito X Parcelas devem  ter os parâmetros de "Baixa Automática" desmarcado e "A Vista" marcado. Esta configuração significa que não vai ocorrer a baixa do titulo no momento da venda, e sera considerado como "A Vista", então não será tomado o credito do cliente e deve ter o comprovante da maquina.

Na forma de Pagamento Financeira devem ter os parâmetros de "Baixa Automática" desmarcado e "A Vista" marcado. Esta configuração significa que não vai ocorrer a baixa do titulo no momento da venda, e sera considerado como "A Vista", então não será tomado o credito do cliente e deve ter o contrato de financiamento devidamente preenchido e assinado pelo cliente e pela financeira.

Na forma de pagamento Vale deve ter os parâmetros de "Baixa Automática" desmarcado e "A Vista" desmarcado. Esta configuração significa que não vai ocorrer a baixa do titulo no momento da venda e será tomado o credito do cliente. Deve ter um documento devidamente preenchido e assinado pelo cliente e pela empresa com uma copia para cada envolvido.

Como regra padrão devemos entender que o dinheiro no caixa e debito automático
(com o comprovante de pagamento da maquina), devem ser considerados os dois parâmetros marcados; cartão de credito (com o comprovante de pagamento da maquina) deve ser considerado como "A Vista" marcado e a baixa automática não, porque ainda deve ocorrer um procedimento da operadora de cartão de credito creditar o dinheiro na conta da empresa. Este parâmetro de baixa automática é opcional da empresa, se tem 100% de certeza que o dinheiro será creditado pode marcar.

As situações que ainda vão depender de algum procedimento para o dinheiro ser creditado na conta da empresa devem ser configurado como recebimento futuro, como cheques de todos os tipos, cobrança bancaria, financeira e vale, isto é, os parâmetros devem ficar desmarcados.

Palavras-chave: Como configurar forma de pagamento para baixa automatica e venda a vista, CSEMO015,1081, a vista, cartão, debito, credito, cheque, cobrança bancaria, banco, vale, financeiro, forma de pagamento, .