(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Como configurar sistema para validar o valor de crédito do cliente e o preço de venda no pedido de venda Revisada

Postado em: 29/11/2013 - 19:17

 

Para ativar o controle de crédito do cliente é necessário que no cadastro do usuário do sistema a opção Exibir Saldo esteja preenchida com a opção [C] ou [T]

 

 

Quando a funcionalidade de controle de credito do cliente estiver ativo a tela de Posição de Saldo sera exibida sempre que acessar o cadastro do cliente;

 

 

A validação do crédito do cliente é realizada automaticamente nas vendas a vista e a prazo se:

  • a venda for a prazo o credito é validado automaticamente se o cliente tem saldo disponível na posição de saldo para efetuar a compra.
  • a venda for a vista o credito é validado automaticamente mesmo se o cliente não tem saldo disponível para compra.
  • a venda não é liberada se restrição de credito estiver indicada, mesmo se o cliente tiver saldo disponível. O processo de liberação de credito é manual mediante nova analise pelo setor responsável.
  • a venda não é liberada se a validade do numero de dias de consulta ao órgão responsável pela informação de credito estiver vencida. Este parâmetro é opcional e o numero de dias de controle é informado no próprio cadastro da posição financeira do cliente. 

 

Para uma situação em que o cliente não tem credito suficiente para compra a venda pode ser liberada para faturamento pelo do programa Validar Orçamento/Pedido conforme permissão do usuário.

Para liberar o credito do cliente pelo processo de autorização do usuário este deve ter nível de acesso [9] no sistema de Clientes, e clicar no botão  quando o indicador de credito não estiver verde, o verde indica que foi liberado automaticamente; 

Para uma situação em que o Pedido/Orçamento de venda não foi liberado automaticamente o pedido pode ser liberado pelo programa Validar Orçamento/Pedido conforme permissão do usuário e configuração no cadastro da Filial para o tipo de validação de Pedido de venda.

Para liberar o preço de venda pelo processo de autorização do usuário este deve ter nível de acesso [9] no sistema de Vendas, e clicar no botão  quando o indicador de preço não estiver verde, o verde indica que foi liberado automaticamente; 

Na venda abaixo o pedido foi liberado automaticamente para credito e preço e os botões   ficaram desabilitados. 

A simulação de venda abaixo demonstra que o credito foi liberado automaticamente, mas a venda não porque a rentabilidade esperada ficou abaixo do parâmetro CMV. Observe que o parâmetro  indica que a empresa espera um resultado de rentabilidade de 15% no minimo nas vendas [1-0,85 x 100] e o resultado foi de  de 13% e por isso é necessário liberação da venda por senha conforme configuração do sistema.

Para gerar senha de venda ou credito deve se utilizar o programa Gerar Senha Venda-Credito. As senhas são individuais para credito e preço, única para cada numero de controle gerado em cada venda protegida por senha

As senhas geradas devem ser digitadas nos respectivos campos e apos sua confirmação se os números de controle coincidirem a venda é liberada para faturamento  

Para gerar senha de venda e/ou credito é utilizado o programa Gerar Senha Venda-Credito que exibe o numero de senha somente apos o registro ser gravado e permite justificar o motivo de geração da senha.

A configuração no cadastro da filial é na aba Comercial e o campo Validar Pedido pode ser selecionado como de Forma Padrão ou por Senha de cada Pedido.

Se parâmetro Validar Pedido for a opção Forma Padrão e o campo Lucro tiver valor maior que [1] a liberação sera sempre manual, isto é, a cada venda um usuário com permissão deve liberar a venda;

Se parâmetro Validar Pedido for a opção Usando Senha e o campo Lucro tiver valor entre [0,01 e 0,99] a liberação sera automática se o valor de venda do pedido/orçamento (Mix de Produtos e Serviços) em comparação com o custo minimo selecionado no registro de preço de venda do cadastro de produtos resultar em um fator de rentabilidade menor ou igual ao CMV da venda, e nesta situação se o valor for [0] a liberação sera sempre por senha.

O valor de custo minimo no registro de preço de venda pode ser as opções listadas abaixo, mas na tela de validar pedido/orçamento de venda é exibido apenas opções de custo de reposição, custo médio de compra, e valor de última compra.  

Palavras-chave: Validar crédito do cliente, preço de venda no pedido, 922, validar venda, validar crédito, venda, crédito, validar credito, credito, lucro, rentabilidade, bloquear, bloquear venda, CMV, custo da mercadoria vendida, configuração,.