(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Departamentos / Cargos


Como fazer o fechamento mensal do kardex Revisada

Postado em: 29/11/2013 - 18:33

 

O Processamento de [FECHAMENTO DO KARDEX] consiste em transportar a posição final de quantidade e custos do mês para saldo inicial do próximo mês.

O sistema oferece recursos para consulta conciliação da movimentação e relatórios auxiliares para conferencia de quantidades da posição de estoque físico do sistema versus a quantidade física existente.

A movimentação do Kardex tem a função de explicar o saldo do estoque físico do sistema agrupando os lançamentos realizados pela emissão de nota fiscal, as entradas de nota fiscal, e a movimentação pela requisição de material, conforme as configurações.

O calculo do custo médio de cada produto é calculado quando a movimentação de entrada do produto é realizada por uma operação de compra (ou mesmo por alguma operação definida em configuração como sendo de Compra, exemplo: Transferência de produto que na entrada original teve os impostos como diferido e na transferência deve ser destacado em nota). 

As operações de movimentação comercial dos produtos na dinâmica do dia pode gerar algum desvio de calculo do custo médio do produto pela sua ponderação da quantidade de estoque, e para ajustar tal desvio, deve-se fazer o recalculo do custo pelo processamento [CALCULO DO CUSTO MÉDIO - no Fechamento Mensal

É sugerido ao fazer o fechamento do kardex para gerar inventário a ser enviada a contabilidade que se faça o processamento de recalculo do custo médio para maior segurança, bem como ter realizado a contagem física dos produtos para conferir com o saldo do kardex e do estoque físico comercial.

O processamento de [FECHAR MOVIMENTO DO MÊS - no Término do Mês] deve ser executado após consolidar a movimentação e ter realizado o recalculado o custo dos produtos. Caso no quadro de aviso do fechamento (PAINEL BRANCO - Produtos sem Saldo Inicial em Mês de Fechamento) aparecer algum código de produto deve-se fazer o processamento de [GERAR POSIÇÃO SALDO ESTOQUE - Quando Tela Branca no Fechar Mês] conforme os produtos listados no quadro, e com o parâmetro de somente os inexistentes como sim [S]. Após este processamento voltar a fazer o processamento de fechamento do mês, sucessivamente, ate não ocorrer nenhuma situação no quadro branco.

 

O processamento de integrar saldo  [ABRIR SALDO PRÓXIMO MÊS - Apos Fechar Mês Anterior] deve ser executado após o fechamento mensal sem nenhuma ocorrência no quadro lateral branco da tela fechamento Mensal.

O processamento de alterar a situação dos registros [BLOQUEAR MOVIMENTO - Apos Consolidar Mês] deve ser executado para bloquear o período (mês) para não ser alterado por movimentações após o fechamento.

O bloqueio de alteração no movimentação fechado deve ocorrer para preservar a posição do fechamento mensal que normalmente é utilizada para gerar o relatório de Inventário utilizado na contabilidade.

Esta operação deve ser realizada caso no Fechamento Mensal a opção [Definitivo] tenha sido feita como [N]. Por outro lado, se foi feita como [S] e for necessário reabrir o movimento esta operação pode ser realizada por este programa.

O processamento de [MONTAR KARDEX - Agrupar Dados Eventualmente] é opcional, ou deve ocorrer quando os dados movimentados geram duvidas provenientes de movimentação não agrupada, ou por não ser executado de forma automática [parâmetros], ou por dados transmitidos de unidades off-line.

O processamento de [GERAR POSIÇÃO SALDO - Quando Tela Branca no Fechar] é executado para INICIAR a ficha de produto novo. Normalmente, quando o produto novo é cadastrado o sistema gera esta ficha com data de operação de primeiro dia do mês em que o produto esta sendo cadastrado.

Nos casos de filiais ou unidade de negócios que não estão on-line, os dados de movimento são transmitidos, e ao fechar o movimento do kardex na unidade centralizadora este processamento deve ser executado porque a transmissão de dados por aquivo texto não transmite os dados do kardex.

A data do Saldo Inicial deve ser sempre o primeiro dia do mês que se deseja fechar e não mês corrente. Normalmente, os parâmetros deste processamento não é necessário ser alterado.

 

Palavras-chave: Como fazer o fechamento mensal do kardex, kardex, estoque, montar, movimento, movimentação, estoque , produto, fechar, fechamento, processar, faturamento, recebimento, requisição, inventário, custo, custo médio, .

Modelos: Aux Escrita Fiscal Fiscal, Coordenador de Faturamento Faturamento, Assistente de Cadastro Produtos.