(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


O que é?

Postado em: 30/11/-0001 - 00:00

O aplicativo Monitor Loudness pós exibição é uma ferramenta que automatiza o INPUT de dados da programação exibida e da Medição Loudness que foi ao “ar”, através de serviços do Windows, e calcula o Loudness Médio conforme a Portaria 354, e apresenta informações em relatórios e gráficos comparativos entre cada bloco de programa e bloco de comerciais destacando as variações ocorridas não atendidas pela portaria ou norma interna da emissora.

portaria 354 entrou em vigor no dia 12 de julho de 2013 e determina que o controle do áudio entre um bloco de programação e um bloco de comerciais exibido pelas emissoras de TV digital . Apesar da divilgação feita pelo governo federal e por midias direcionadas, a portaria 354 ainda é pouco aplicada pelas emissoras e estas podem ser penalisadas pelas sanções previstas.

Para atender a portaria 354 a C&S Informática desenvolveu um software aplicativo que monitora o Loudness Médio que foi exibido os telespectadores em suas residencias e pode ter lhes causado algum desconforto.

Veja a visão geral do fluxo de dados de como funciona o software aplicativo:

 

loudness-02.jpg

 

Monitor Loudness tem objetivo de monitorar, automatizar e apurar o loudness médio pós-exibição das transmissões das emissoras de TV. O software atende as recomendações citadas na portaria como procedimentos técnicos para a medição do loudness (calculo da intensidade subjetiva de áudio), conforme as Recomendação ITU-R BS.1770-2 e Recomendação EBU R-128- 2011.

Para atender a portaria não basta ter equipamentos ajustados para gravar o áudio e medir o loudness é necessário recalcular o loudness médio no período de exibição. A Intensidade subjetiva de áudio (Loudness) é a percepção da intensidade do som ou dos sinais de áudio que são reproduzidos acusticamente e podem criar desconforto aos telespectadores ao serem reproduzidos em suas casas.

Palavras-chave: monitor, loudness, monitor loudness.