(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Qual a diferença em ter um Certificado Digital específico para NF-e ou usar o e-CNPJ que a empresa já tem para emitir as notas fiscais eletrônicas NF-e

Postado em: 29/11/2013 - 19:18

Os certificados digitais e-CNPJ e e-NFe podem ser utilizados para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, pois ambos são emitidos na Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil e contêm o número de CNPJ da empresa em seu conteúdo. A vantagem do certificado digital NF-e é que foi criado especificamente para validar as NF-e e pode ser utilizado pelos funcionários da empresa e não apenas pelo seu representante legal, como é o caso do e-CNPJ, proporcionando uma maleabilidade na utilização, outra diferença é que a estrutura que ele utiliza é mais robusta para verificação e validação do conteúdo da NF-e, ate por causa da quantidade de vezes que será utilizado.

Se a pessoa que emite a nota fiscal é o representante legal, ou de alta confiabilidade da empresa é possível utilizar o e-CNPJ, se não for o caso, é indicado o tipo NF-e.

Se fornecer ao faturista da empresa o e-CNPJ, ele terá praticamente uma procuração em branco da empresa com possibilidades de assinar documentos e acessar ate o e-CAC da RFB, já o certificado de e-NFe tem atribuições que ficam limitadas em representar a empresa no processo de emissão de documentos fiscais.

Palavras-chave: Qual a diferença em ter um Certificado Digital específico para NF-e ou usar o e-CNPJ que a empresa já tem para emitir as notas fiscais eletrônicas NF-e, CSFTB039,1018, NF-e, NFe, e-CNPJ, e-PJ, e-CAC, DANFE, digital, certificado, nota, fiscal, SPEAD,.