(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Como emitir nota fiscal de entrada de compras ou importação direta

Escrito por Kaiqui - Postado em: 13/05/2019 - 11:12

Como emitir nota fiscal de entrada de compras ou importação direta

 

Para EMITIR Nota Fiscal de Entrada de Compra ou Importação Direta deve acessar o sistema de Recebimento e no painel selecionar CADASTRO e a opção EMITIR NOTA FISCAL DE ENTRADA-Compra

A nota fiscal de importação é emitida pelo programa EMITIR NOTA FISCAL DE ENTRADA - Compra informando o respectivo CFOP de importação e demais campos obrigatórios conforme a Declaração de Importação (DI).

Todo procedimento de preenchimento de dados é comum as demais notas, sendo que deve ter atenção especial aos campos de despesas adicionais onde deve lançar também os valores de Despesas Aduaneirasantes de informar os itens da nota, semelhante, como é feito com o valor do Siscomex, para rateio dos valores de despesas proporcional ao valor de cada item da nota e formar o custo de compra.

Quanto ao ICMS da nota de Importação direta a regra da SEFAZ informa que o preenchimento de Nota Fiscal Eletrônica de entrada, deve:

IV. No campo “Outras Despesas acessórias” deverá constar as despesas aduaneiras que não possuem campo específico e que fazem parte da base de cálculo do ICMS na operação de importação, isso é, as demais despesas aduaneiras efetivamente pagas à repartição alfandegária até o momento do desembaraço da mercadoria, tais como a taxa do SISCOMEX, o AFRMM, diferenças de peso, classificação fiscal e multas por infrações.

V. Aconselha-se que, no campo próprio da NF-e para observações, seja mencionado que o valor do ICMS próprio, da Contribuição ao PIS e da COFINS foram acrescidos no “Valor Total da NF-e”

 

Palavras-chave: C&S, CISTI, CIS APOIO, SGECS, ERP, CSCPO013, emitir nota fiscal, nota fiscal, entrada, importação, exportação, simples nacional, destacar impostos, siscomex, pis, cofins, icms, ipi, aduaneira, despesas, custo, compra, importação direta, recebimento de mercadoria, produtos, entrada de produtos, entrada no estoque, estoque, compras, contas a pagar, .

Cargos Escrita Fiscal / Fiscal, Analista de Compras / Realiza Compras, Coordenador de Faturamento / Faturamento, Assistente de Cadastro / Produtos, Contador / Análise de dados contábeis , Administrador / Gestão Empresarial.