Documentação por Cargos
Processo de Compra do Cliente na Loja Virtual Nova
Escrito por Victor Cali - Postado em: 30/01/2015 - 17:35
Processo de Compra do Cliente na Loja Virtual
Este tutorial é uma demonstração de um processo de compra padrão pela loja virtual, pode ser executado para criar um pedido teste ou para auxiliar novos clientes da loja.
Página Principal
Na página principal do site o cliente irá visualizar os produtos do grupo em destaque, com a possíbilidade de navegar pela páginação do site ou utilizar mais filtros, no menu lateral: Por Grupo, Por Categoria, Por Fabricante, no cabeçalho da página: pelo modelo do carro, na lista de produtos, no cabeçalho e no rodapé: campo de busca por palavra chave.
Adicionar produto ao carrinho
Ao encontrar o produto na grade de produtos e ao passar o mouse no item da grade o cliente visualiza o botão adicionar ao carrinho , ao clicar no botão adicionar ao carrinho o cliente inseri um item ao carrinho de compras sem reiniciar a tela ou direcionar automaticamente para o carrinho de compras.
Visualizar e ir para o carrinho de compras
Após selecionar todos os produtos ou serviços ao carrinho, o cliente tem a opção de visulização rápida do carrinho, onde é possível alterar a quantidade do produto, remover o item do carrinho e finalizar o processo de compra.
A tabela de itens do carrinho de compras tem diversas informações necessárias para clareza do valor total do pedido, como: Foto, Produto, Quantidade, Tributo, Natureza operação, % icms, valor icms %, subst. , Vl. retido, Valor unitário, Valor desconto e Subtotal.
Finalizar Compra - Checkout
Checkou #1 - Meu carrinho
Ao clicar em Finalizar Compra no carrinho, em ir para carrinho no menu do cabeçalho ou em adicionar carrinho (novamente) o cliente é direcionado para Etapa 1 do checkout onde inicia o processo de finalização do pedido, ele irá visualizar o meu carrinho com os itens adicionados e os produtos excluidos.
Checkout #2 - Identificação
Ao clicar em finalizar compra sem estar logado no site, o cliente é direcionado para tela de Identificação - Etapa 2 do checkout.
Na Identificação há dois formulários respctivamente Já sou cadastrado e Ainda não sou cadastrado
Já sou cadastrado
O cliente deve possuir os dados cadastrados e após digitar o CPF e Senha corretos e clicar no botão Entrar será direcionado para próxima etapa do checkout.
Ainda não sou cadastrado
É necessário que o cliente digite o email e cpf/cnpj. Após clicar no botão Cadastrar o cliente será direcionado para o formulário de cadastro do site.
Veja mais: Cadastro na loja virtual
Checkout #3 - Endereço
Checkout #3.1 - Transporte
Na tela de Endereço o usuário irá selecionar qual o meio de retirada ou entrega, sendo possível visualizar os meios: Correios, Transportadora e Retirar na loja.
Checkout #3.2 - Serviços / Retirada
Caso cliente selecione a opção retirada na loja e clique em continuar ele será direcionado para etapa #3.2 onde irá selecionar qual a filial mais próxima para retirada.
Checkout #3.3 - Endereço de Entrega
Essa etapa só será obrigatória se o cliente selecionar as opções: Correios e Transportadora. O cliente irá selecionar um endereço de entrega sendo ele o principal cadastrado obrigatóriamente no Cadastro do cliente ou um outro endereço adicional, que pode ser cadastrado no cadastro do cliente ou no botão , que irá abrir um formulário de cadastro de endereço adicional.
Checkout #3.4 - Endereço de Cobrança
O endereço de cobrança é a última etapa da seleção de meio de transporte, e o cliente é obrigado a selecionar um endereço de cobrança, caso ele pague no Boleto ou caso haja necessidade de notificação de pagamento. Ele funciona da mesma forma que a seleção de endereço de entrega, permitindo ao cliente selecionar o endereço principal, outro endereço já cadastrado ou adicionar outro endereço de cobrança adicional no botão .
Checkout #4 - Pagamento
Após selecionar os meios de transporte o cliente é direcionado para Etapa 4 do Checkout o Pagamento, nessa etapa o cliente irá selecionar o meio de pagamento, onde é possível configurar diversas opções, como: Boleto Bancário, Cartão de Crédito, Débito on-line, Transferência e Pagamento na Loja.
Boleto Bancário
A opção boleto bancário é muito simples, basta o cliente selecionar e finalizar a compra, na tela de pedidos ele irá visualzar o boleto para impressão, onde consta a data de vencimento.
Cartão de Crédito
A opção Cartão de Crédito abre um formuário para digitar as informações do cartão de crédito de uma forma simples e intuitiva, e caso o usuário não digite as informações corretamente o formulário indica o erro.
Checkout #5 - Compra Finalizada
Na etapa 5 do checkout - Compra finalizada o usuário visualiza o pedido realizado.
Boleto Bancário
Caso tenha pagado com Boleto Bancário um popup com o boleto aparece na tela do usuário (somente se o navegador permitir), caso não abra é possível o cliente imprimir o boleto clicando na opção Imprimir Boleto Itaú.
Cartão de crédito
Caso cliente tenha selecionado a opção de pagamento com cartão de crédito, a tela de pedido irá informar no status de pagamento qual foi o retorno da operadora do cartão de crédito, caso o retorno seja negativo é possível realizar a reetentativa do pagamento.
Veja mais: Como Tentar outra forma de pagamento
Conclusão
Após a inserção do pedido na loja virtual é possível visualiza-lo no Sistema SGECS assim como o estoque disponível é alterado para disponibilizar os produtos para o cliente na data da entrega ou retirada.
Palavras-chave: Checkout, Processo de compra, finalização do pedido, e-loja, loja virtual, e-commerce, carrinho de compras, pedido, produtos, ciserp, cis.