(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Sugestão de criação de código de formas de pagamento na venda

Postado em: 31/08/2015 - 11:15

Modelo de Criação de Estrutura de Códigos de Formas de Pagamento na venda.

As formas de pagamento em que os recursos vão para o caixa ou conta de banco de forma a vista, como pagamento em dinheiro, deposito em dinheiro, Ted ou Doc não consome valor de credito concedido ao cliente, os pagamentos em cheque e boletos bancários consome porque a empresa assume o risco de inadimplência. A ativação das politicas de controle de credito depende da configuração correta do sistema, visto que os textos informados na descrição do código e apenas orientativo ao usuário do sistema. 

1 X X X

1 0 X X  - A Vista em Dinheiro onde o 0 indica a vista dinheiro, e o X X indica modalidade como dinheiro.

1 0 1 0  - A Vista em Deposito onde o 0 indica a vista deposito e o 1 0 indica modalidade do deposito em conta como Ted, Doc, outros

1 0 2 0  - A Vista em Credito onde o 0 indica a vista credito, e o 2 0 indica modalidade do pagamento como credito como vale, etc...

1 1 0 7 – Cheque 7 dias, onde o 1 indica que é em um cheque e o 0 7 indica o prazo para deposito do cheque.

1 1 1 0 – Cheque 10 dias, onde o 1 indica que é em um cheque e o 1 0 indica o prazo para deposito do cheque.

1 1 1 5 – Cheque 15 dias, onde o 1 indica que é em um cheque e o 1 5 indica o prazo para deposito do cheque.

1 2 3 0 – Cheques 30/60 dias, onde o 2 indica que é em dois cheques e o 3 0 indica o prazo entre os cheques.

1 2 3 1 – Entrada de X% + cheques 30/60 dias, onde o 2 indica que é em dois cheques e o 3 indica o prazo entre os cheques de 30 dias e o 1 indica que tem entrada.

1 9 9 9 – Cheques Múltiplos, onde o 9 indica que é em vários cheques e o 9 9 indica a quantidade de cheque, mas a configuração de ser com pagamento de apenas 1 parcela e o controle dos cheques são realizados separadamente pelo sistema financeiro.

As formas de pagamento em Boletos bancários emitidos pela empresa ou pelos Bancos consome valor de credito do cliente porque a empresa é que assume o risco da inadimplência do cliente.

2 X X X

2 1 X X – Boleto 30 DD, sendo 1 indicando uma parcela e X X indicando o prazo parametrizado na periodicidade ou o prazo médio aproximado de vencimento. 

2 2 X X – Boleto 30/60 DD, sendo 2 indicando uma parcela e X X indicando o prazo parametrizado na periodicidade ou o prazo médio aproximado de vencimento. 

2 3 X X – Boleto 30/60/90 DD, sendo 3 indicando uma parcela e X X indicando o prazo parametrizado na periodicidade ou o prazo médio aproximado de vencimento. 

e assim sucessivamente ....

As formas de Pagamento com de Cartão de Credito, Debito e Financeiras não consome credito concedido ao cliente porque são consideradas como pagamento a vista conforme configuração. 
As operadoras de cartão podem ser separadas na própria forma de pagamento identificando cada bandeira ou no agente financeiro que pode ser cadastrado por bandeira, ou o banco em que a venda por esta bandeira ou maquininha vai direcionar o recurso, ou apenas pelo modelo da maquininha utilizada.

3 X X X

3 1 0 0 – Cartão Master Debito, onde o 3 indica a bandeira Master, o 1 indica debito e 0 0 indica a quantidade de parcelas.

3 2 0 1 – Cartão Master Credito 1 parcela, onde o 3 indica a bandeira Master, o 2 indica credito e 0 1 indica a quantidade de parcelas.

3 2 0 2 – Cartão Master Credito 2 parcelas, onde o 3 indica a bandeira Master, o 2 indica credito e 0 2 indica a quantidade de parcelas.

 3 2 0 2 – Cartão Master Credito 3 parcelas, onde o 3 indica a bandeira Master, o 2 indica credito e 0 3 indica a quantidade de parcelas.

e assim sucessivamente para cada operadora ...

9 X X X – Financeiras e outros  

9 1 X X - Financeira CDC-Finasa, onde o 9 indica Financeira, o 1 qual a financeira e o X X indica a quantidade de parcelas.

.. e assim sucessivamente.

 Para formas de pagamento Livre de Debito, onde não se movimenta recursos financeiros, como garantia, troca, defeito, etc..

0 X X X - Livre de Debito, na configuração deve-se utilizar o parâmetro livre de Debito, onde o  X X X indica o motivo de estar livre de debito, e a configuração interna da forma de pagamento é que define que controles serão realizados.

 

Palavras-chave: CSEMO015, CIS ERP, SGECS, Forma de Pagamento. Meio de Pagamento, Faturamento, Venda, Configuração, a vista, pagamento em dinheiro, deposito em dinheiro, Ted, Doc, pagamento em cheque, boleto bancários, inadimplência, controle de credito,.