(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Como gerar o arquivo de ressarcimento do icms st retido a maior na substituição tributária de operações interestaduais


Escrito por Claudio Costa - Postado em: 17/10/2022 - 16:18

Como gerar o arquivo de ressarcimento do icms st retido a maior na substituição tributária de operações interestaduais

 

  • Entrar no Sistema FISCAL.

  • Selecionar na barra a opção PROCESSAR DADOS  e no painel selecionar a opção GERAR ARQUIVO RESSARCIMENTO DO ICMS-ST

 

Informar o Código da Filial que esta sujeita a restituir valores de icms-st. O processamento é individual por cada CNPJ do contribuinte sujeito ao ressarcimento.

 

 

O campo de Data Final do Kardex é sugerida pelo programa e é onde será localizado a quantidade final do estoque do período processado, conforme informado no quadro de Selecionar Registros.

 

O campo de Custo é sugerido com o valor da ultima entrada [E] e o código legal padrão sugerido é [4], e a finalidade do arquivo como [00], marcando que somente vendas interestadual serão selecionadas para o constar no arquivo.

 

 

O campo de Período deve ser sempre o inicio e fim do mês a solicitar o ressarcimento, sendo o primeiro e ultimo dia do mês, como exemplo.

 

O campo de Grupos de Produtos deve ser os grupos de produtos cadastrados como sujeitos ao regime de substituição tributária.

 

O campo de Destino deve ser informado a pasta onde vai ser criado o arquivo no layout para transmissão ao SEFAZ, e o nome do arquivo é sugerido com sigla RAD_AnoMesDia.TXT, onde o formato texto é padrão, e os demais dados de nome de arquivo sugerido podem ser alterados. 

 

As Abas das pastas de dados vão exibir os dados que estão sendo analisados, para simples conferencia, e vão fazer parte do arquivo texto conforme layout da SEFAZ em seus respectivos blocos.

No rodapé da tela tem as funções de processamento, impressão, e consulta de dados utilizados para gerar o arquivo de ressarcimento.

A opção de impressão vai gerar um relatório de simples conferência dos valores constantes no arquivo de ressarcimento.
 
Nota: A exibição do relatório na tela pode demorar alguns segundos pelo processamento do arquivo texto.

O botão de impressão é habilitado somente após o processamento e criação do arquivo texto com os dados.

 Segue ilustração de fragmento de relatório de simples conferencia do valor do ressarcimento ou complemento do imposto:

 

Após a geração do arquivo e relatório, deve ser realizada conferencia e validação dos dados, se validado, submeter o arquivo a validação e transmissão pelo site do e-Ressarcimento da SEFAZ, não ocorrendo inconsistências de layout o arquivo será processado pela SEFAZ, que depois vai enviar um protocolo de arquivo ACOLHIDO ou não, caso não acolhido, é gerado um relatório de inconsistências a serem verificadas pelo contribuinte.

 

Palavras-chave: C&S, CISTI, CIS APOIO, SGECS, ERP, CSFTB048, CSCTR030, gerar, arquivo, ressarcimento, complemento, restituição, icms retido, a maior na substituição tributária, icms-st, operações interestaduais, interestadual, e-ressarcimento, sefaz, .

Cargos Escrita Fiscal / Fiscal, Contador / Contabilidade, Gestão do Faturamento / Faturamento, Cadastro de produtos / Produtos, Administrador / Gestão.