(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Sugestão de Código de Formas de Pagamento para Faturamento de venda e notas de saída

Escrito por Claudio Costa - Postado em: 31/08/2015 - 11:15

Como criar Códigos de Formas de Pagamento para faturamento e notas fiscais de saída

 

As formas de pagamento em que os recursos financeiros vão para o caixa ou conta de banco de forma a vista, como pagamento em dinheiro, deposito em dinheiro, Ted, Doc, Pix que não consome valor de credito concedido ao cliente, são considerados "A Vista", e os pagamentos em cheque e boletos bancários que consome valor do credito concedido, onde a empresa assume o risco de inadimplência,  são considerados "A Prazo" e bloqueia a venda.

A ativação das politicas de controle de credito depende da configuração correta do sistema, visto que os textos informados na descrição do código são apenas orientativo ao usuário do sistema. 

Sugestão de modelos de Códigos de Formas de Pagamento:

1 X X X

1 0 X X  - A Vista em Dinheiro onde o 0 indica a vista dinheiro, e o X X indica modalidade como dinheiro.

1 0 1 0  - A Vista em Deposito onde o 0 indica a vista deposito e o 1 0 indica modalidade do deposito em conta como Ted, Doc, outros

1 0 2 0  - A Vista em Credito onde o 0 indica a vista credito, e o 2 0 indica modalidade do pagamento como credito como vale, etc...

1 1 0 7 – Cheque 7 dias, onde o 1 indica que é em um cheque e o 0 7 indica o prazo para deposito do cheque.

1 1 1 0 – Cheque 10 dias, onde o 1 indica que é em um cheque e o 1 0 indica o prazo para deposito do cheque.

1 1 1 5 – Cheque 15 dias, onde o 1 indica que é em um cheque e o 1 5 indica o prazo para deposito do cheque.

1 2 3 0 – Cheques 30/60 dias, onde o 2 indica que é em dois cheques e o 3 0 indica o prazo entre os cheques.

1 2 3 1 – Entrada de X% + cheques 30/60 dias, onde o 2 indica que é em dois cheques e o 3 indica o prazo entre os cheques de 30 dias e o 1 indica que tem entrada.

1 9 9 9 – Cheques Múltiplos, onde o 9 indica que é em vários cheques e o 9 9 indica a quantidade de cheque, mas a configuração de ser com pagamento de apenas 1 parcela e o controle dos cheques são realizados separadamente pelo sistema financeiro.

As formas de pagamento em Boletos bancários emitidos pela empresa ou pelos Bancos consome valor de credito do cliente porque a empresa é que assume o risco da inadimplência do cliente.

2 X X X

2 1 X X – Boleto 30 DD, sendo 1 indicando uma parcela e X X indicando o prazo parametrizado na periodicidade ou o prazo médio aproximado de vencimento. 

2 2 X X – Boleto 30/60 DD, sendo 2 indicando uma parcela e X X indicando o prazo parametrizado na periodicidade ou o prazo médio aproximado de vencimento. 

2 3 X X – Boleto 30/60/90 DD, sendo 3 indicando uma parcela e X X indicando o prazo parametrizado na periodicidade ou o prazo médio aproximado de vencimento. 

e assim sucessivamente ....

As formas de Pagamento com de Cartão de Credito, Debito e Financeiras não consome credito concedido ao cliente porque são consideradas como pagamento a vista conforme configuração. 
As operadoras de cartão podem ser separadas na própria forma de pagamento identificando cada bandeira ou no agente financeiro que pode ser cadastrado por bandeira, ou o banco em que a venda por esta bandeira ou maquininha vai direcionar o recurso, ou apenas pelo modelo da maquininha utilizada.

3 X X X

3 1 0 0 – Cartão Master Debito, onde o 3 indica a bandeira Master, o 1 indica debito e 0 0 indica a quantidade de parcelas.

3 2 0 1 – Cartão Master Credito 1 parcela, onde o 3 indica a bandeira Master, o 2 indica credito e 0 1 indica a quantidade de parcelas.

3 2 0 2 – Cartão Master Credito 2 parcelas, onde o 3 indica a bandeira Master, o 2 indica credito e 0 2 indica a quantidade de parcelas.

3 2 0 2 – Cartão Master Credito 3 parcelas, onde o 3 indica a bandeira Master, o 2 indica credito e 0 3 indica a quantidade de parcelas.

e assim sucessivamente para cada operadora ...

9 X X X – Financeiras e outros  

9 1 X X - Financeira CDC, onde o 9 indica Financeira, o 1 qual a financeira e o X X indica a quantidade de parcelas.

.. e assim sucessivamente.

 Para formas de pagamento Livre de Debito, onde não se movimenta recursos financeiros, como garantia, troca, defeito, etc..

0 X X X - Livre de Debito, na configuração deve-se utilizar o parâmetro livre de Debito, onde o  X X X indica o motivo de estar livre de debito, e a configuração interna da forma de pagamento é que define que controles serão realizados.

 

Palavras-chave: C&S, CISTI, CIS APOIO, SGECS, ERP, CSEMO015, forma de pagamento, código de pagamento, meio de pagamento, faturamento, venda, configuração, modelo, estrutura, pagamento, a vista, a prazo, dinheiro, deposito, Ted, Doc, Pix, cheque, boleto, transferência, parcelas, Tec, .

Cargos Administrador / Gestão Empresarial, Coordenador de Faturamento / Faturamento.