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Documentação por Cargos


Como cadastrar conta de transação financeira orçamentaria e de tesouraria


Escrito por Victor Cali - Postado em: 29/11/2013 - 18:28

Como cadastrar conta de transação financeira orçamentaria e de tesouraria

 

Entrar no Sistema FINANCEIRO.

Selecionar na barra a opção MOVIMENTO e no painel selecionar a opção CADASTRO DE TRANSAÇÕES FINANCEIRAS

 

O sistema ERP SGECS é instalado com um plano de contas financeiro sugerido.

Este plano de contas pode ser alterado pelo usuário conforme sua necessidade.

Para criar um plano de contas é necessário primeiro criar o cadastro de grupos das contas.  

Os grupos das contas são divididos basicamente em 5 blocos, sendo [0-Tesouraria], [1-Contas a Pagar], [2-Contas a receber], [3-Movimentos Financeiros], [4...999 os demais livres], onde:

- No grupo da Tesouraria deve ser cadastrado as contas de transações financeiras com bancos e caixas para fazer seus extratos e controlar saldo dos agentes financeiros envolvidos nos lançamentos;

- No grupo de Contas a Pagar deve ser cadastrado as contas de transações financeiras de compras de produtos para revenda ou consumo que ocorrem no dia-a-dia (movimento com maior incidência);

- No grupo de Contas a Receber deve ser cadastrado as contas de transações financeiras de como serão efetuadas as cobranças dos títulos (duplicatas) a receber proveniente da emissão de notas fiscais de vendas de produtos e serviços;

- No grupo de Movimentos Financeiros deve ser cadastrado as contas de transações financeiras de aplicações e resgates de recursos financeiros aplicados no mercado financeiro;

- Nos demais grupos podem ser criados de livre escolha para cadastrar contas de transações financeiros para despesas, outras receitas, impostos e taxas, investimentos, gastos com pessoal, e outros conforme a necessidade.

Outras tabelas relacionadas com o plano de contas são os cadastros de centro de custos, agentes financeiros e estrutura de DRE podem ser criadas, mas não obrigatórias. 

Segue exemplo de uma conta de transação financeira.

Os campos de código de grupo e código de transação financeira (em amarelo) formam a chave de acesso a conta.

Se digitar os dados de uma conta que não existe o sistema vai entender que é uma conta nova, e se existir, vai ser editar para alterações ou exclusão, se não existir lançamento para mesma.

O cadastro do código do grupo de transação financeira sempre deve existir para criar ou editar a conta de transação financeira;

O código da conta da transação financeira é livre, respeitando 5 ate dígitos, e pode usar o mesmo numero reduzido do plano de contas contábil;

A Descrição da conta da transação financeira é livre; 

O parâmetro de Registro Ativo tem que ser selecionado;

O parâmetro de Interbancário por padrão é [N]. Pode ser selecionado [S] em situações em que a transação for de aplicações financeiras em agente financeiro especificou ou em transações financeiras de contabilização automática de baixas de cartão de crédito, por exemplo, onde o banco informado é utilizado para lançamento contábil.

O Tipo do Documento deve ser selecionado conforme o documento relacionado ao lançamento financeiro a ser realizado.

A Natureza da Transação define se o lançamento a ser realizado será Devedor ou Credor em relação ao saldo do agente financeiro ou nos relatórios de fluxo de caixa, entre outros.

O Tipo de Transação define se a conta será do tipo Fixo ou Variável, onde o fixo permite cadastrar dados de plano orçamentário e variável são sem esta tela de acompanhamento por que os lançamentos não são provisionados.

 A Operação Financeira é um parâmetro de controle do sistema para definir se a conta é Livre (tanto da tesouraria quando dos movimentos orçamentários, ou se é do Contas a Pagar, ou do Contas a Receber, ou se é de lançamentos da Tesouraria.

O Tipo de Operação, se é operacional ou não operacional, que é utilizado para demonstrativos financeiros, e para gerar o DRE financeiro operacional da empresa, conforme os parâmetros de tela do programa que gera o relatório de DRE.

O Rateio por Centro de Custo é usado para gerar controle por centro de custos das despesas lançadas, e precisa de configuração no cadastro da filial e na licença de uso do sistema.

Se a configuração do sistema for com uso do sistema contábil é exibido a aba Contabilizar para informar qual o código da conta contábil relacionada com esta conta de transação financeira para efetuar a contabilização do lançamento.

 

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