(11) 2023-1587
(11) 2682-7045

Documentação por Cargos


Como configurar forma de pagamento para baixa automatica e venda à vista para não consumir crédito


Escrito por Victor Cali - Postado em: 29/11/2013 - 19:20

Como configurar forma de pagamento para baixa automática e venda à vista para não consumir crédito

 

A configuração das formas de pagamento para baixa automática e venda "à vista" para não consumir crédito do cliente no momento do faturamento seguem as seguintes regras:

 

Na forma de pagamento "à Vista" dinheiro os parâmetros de "Baixa Automática" e "A Vista" devem ser marcados, e anexar os valores recebidos ao fechamento do caixa.

 

Na forma de pagamento "Cartão de Débito" os parâmetros de "Baixa Automática" e "A Vista" devem ser marcados por que o dinheiro esta no banco e o vendedor deve ter em mãos o comprovante de pagamento da maquininha do cartão para lançar o número da autorização da operadora no título a receber da nota fiscal e anexar o comprovante ao fechamento do caixa.

 

Na forma de pagamento "Cheque à Vista ou Pré-datado" os parâmetros de "Baixa Automática" e "A Vista" devem estar desmarcados por que o dinheiro é de recebimento futuro e o número do cheque deve ser informado no título a receber da nota fiscal e anexa-lo ao fechamento do caixa, e pode ser lançado nos controles de cheques a receber para controle de deposito ou negociação com terceiros, e anexar os cheques ao fechamento do caixa.

 

Na forma de pagamento "Contra Apresentação para X Dias" ou "Cobrança Bancaria" devem estar os parâmetros de "Baixa Automática" e "A Vista" desmarcado. Esta configuração significa que não vai ocorrer a baixa dos títulos no momento da venda e será consumido valor de crédito do cliente, e e anexar os comprovantes de recebimento e de boletos emitidos ao fechamento do caixa..

 

Na forma de pagamento "Cartão de Crédito" os parâmetros de "Baixa Automática" deve estar desmarcado e "A Vista" marcado. Esta configuração faz com que não ocorra a baixa dos títulos no momento da venda, e será considerado como "à Vista", e não será consumido valor de crédito do cliente, e o vendedor deve ter em mãos o comprovante de pagamento da maquininha do cartão para lançar o número da autorização da operadora no título a receber da nota fiscal e anexar o comprovante ao fechamento do caixa.

 

Na forma de pagamento "Financeira" os parâmetros de "Baixa Automática" deve estar desmarcado e "A Vista" marcado. Esta configuração faz com que não ocorrera a baixa dos títulos no momento da venda, e será considerado como "à Vista", e não será consumido valor de crédito do cliente, e o vendedor deve ter em mãos o contrato de financiamento devidamente preenchido e assinado pelo cliente e pela financeira, e anexar o contrato ao fechamento do caixa.

 

Na forma de pagamento "Vale ou Negociação" os parâmetros de "Baixa Automática" e "A Vista" devem estar desmarcados. Esta configuração faz com que não ocorrera a baixa dos títulos no momento da venda e será e será consumido valor de crédito do cliente. É indicado ter documentos e ou comprovantes devidamente preenchido e assinado pelo cliente e pela empresa com uma cópia para cada envolvido, e anexar o comprovante ao fechamento do caixa.

 

Na forma de pagamento "Transferência ou PIX" os parâmetros de "Baixa Automática" deve estar desmarcado e "A Vista" marcado. Esta configuração faz com que não ocorrera a baixa dos títulos no momento da venda e será consumido valor de crédito do cliente. Deve ter o comprovante de transferência ou Pix do valor creditado na conta da empresa, e anexar o comprovante ao fechamento do caixa.

 

Importante analisar que o comprometimento financeiro do cliente com dívidas em cartão de crédito, por exemplo,  pode gerar risco de recebimento de valores em outras formas de pagamento que vai consumir crédito do cliente, por isso fazem configurações que vendas com cartão de crédito fica em aberto para que na conciliação financeiro o título seja considerado em aberto para fins de crédito do cliente.

 

Considerar que, vendas que ainda vão depender de algum procedimento para o dinheiro ser creditado na conta da empresa deve ser tratado como recebimento futuro, como cheques de todos os tipos, cobrança bancária, vale, negociação, e nestes casos os parâmetros devem ficar desmarcados.

 

Na forma de pagamento "Livre de Débito" que não envolve desembolso financeiro, a questão de exibir a mensagem "a nota não poder ser gerada, verifique o saldo do cliente" é porque a forma de pagamento tem que ser considerada como "A Vista". O tipo de tabela tema a funcionalidade de não gerar títulos de cobrança e o parâmetro "A Vista"  tem a funcionalidade de evitar que seja feito a consistência de cliente sem saldo para ser gerada a nota fiscal.

 

Palavras-chave: C&S, CISTI, CIS APOIO, SGECS, ERP, CSEMO015, forma de pagamento, baixa automatica, automática, venda, a vista, a prazo, cartão, debito, credito, cheque, cobrança bancaria, banco, vale, financeiro, pix, negociação, crédito, limite de, liberar credito, .

Cargos Cobrança / Contas a Receber, Gerente Comercial / Vendas, Administrador / Gestão, Finanças / Tesouraria, Analista Crédito / Crédito, Gestão do Faturamento / Faturamento.