Documentação por Cargos
Como configurar serviços prestados e acessórios instalados com tempo estimado para executar os serviços
Escrito por Claudio Costa - Postado em: 31/03/2025 - 13:07
Como configurar serviços prestados e acessórios instalados com tempo estimado para executar os serviços
Entrar no Sistema PRODUTOS.
Selecionar na barra a opção CADASTROS e no painel selecionar a opção CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
O sistema permite cadastrar horas estimadas de serviços no cadastro de produtos e serviços, conforme a especificação do cadastro, se serviços ou acessórios em geral, o valor de custo de reposição (custo do serviço ou custo de reposição do produto com serviços embutidos), e formar o preço de venda do serviço conforme o cenário de venda, se preço fechado ou homem/hora de trabalho executado.
A quantidade de horas estimadas do serviço deve ser a base de cálculo para formar o preço de venda do serviço, e deve ser conforme o cenário comercial, por exemplo, se oferecer o serviço por preço fechado, independente do tempo que vai demorar para executar o serviço, ou por homem/hora o serviço deve ser ofertado por horas trabalhadas, por exemplo, se for demorar 4 horas, então vai vender a quantidade de 4 horas, e neste caso o preço de venda do serviço no sistema deve ser cadastrado por hora, por outro lado, se por preço fechado, então o preço de venda cadastrado no sistema deve ser o total a ser cobrado pelo serviço, e a quantidade vendida vai ser 1, independente das horas informadas como tempo para executar. Em ambos os casos as horas estimadas serão registradas nos itens de serviços ou acessórios em geral do orçamento ou pedido de venda, que podem ser alterados para o tempo realmente utilizado, como imagem a seguir.
O valor de custo dos serviços prestado por homem/hora ou preço fechado do serviço, executado por funcionários ou prestadores terceirizado, deve ser apurado pela empresa, considerando custos trabalhistas de funcionários, custos de terceirizados, impostos diretos, comissões, despesas gerais de operação, e cadastrar no campo custo de reposição dos itens de serviços/mão de obra ou acessórios em geral, valor este que é de uso gerencial e não tem impacto fiscal.
Nos itens de serviços e mão de obra quando o campo Custo de Reposição já tiver um valor cadastrado, as alterações do valor podem ser realizadas pelo programa de Processar Calcular Preço de Venda, selecionando a opção calcular Custo de Reposição com base no valor de Custo de Reposição atual, ou digitando pelos programas que acessam este campo.
Nos produtos do tipo acessórios em geral, é possível cadastrar um percentual de acréscimo a ser aplicado no valor custo de compra para formar o valor do custo de reposição, como taxa de serviços para instalação, que é calculado na entrada de compras dos produtos para revenda, conforme cadastro do produto, e o preço venda ofertado também já ter o custo da instalação incluído. Nestes casos, este percentual não vai, necessariamente, representar o valor homem/hora, mas sim, representar o custo de reposição instalado, pelo preço de venda ofertado com instalação incluída. Para controlar o tempo previsto nestas instalações pode definir uma quantidade de horas padrão para maioria dos casos, independente do valor homem/hora, e em outros casos, cadastrar o tempo real, ou deixar os acessórios sem configuração e lançar o item de serviços avulso para cada caso nos padrões já definidos para os serviços.
Palavras-chave: C&S, CISTI, CIS APOIO, SGECS, ERP, CSESO002, cadastrar, serviços, prestados, quantidade, horas, estimadas, executar, serviços, acessórios, peças, estimado, técnicos, terceiros, prestadores, mão de obra, checklist, controle de serviços, .
Cargos Cadastro de produtos / Produtos, Vendedor Varejo / Vendas, Gerente Comercial / Vendas, Administrador / Gestão, Analista de BI / Estatísticas, Analista de Compras / Comprador.